Rafael Santos é bacharel em Quiropraxia pela Laureate International - Universidade Anhembi Morumbi, e teve sua pesquisa publicada pela Revista Brasileira de Quiropraxia (Brazilian Journal of Chiropractic) em 2013.

Tem em seu histórico diversas técnicas de Quiropraxia, como S.O.T. (Sacro Occipital Technique), Craniopatia, Chiropractic Manipulative Reflex Technique (técnica de reflexo neuro-visceral), Activator Methods, Thompson Technique, dentre outras.

Em 2009 criou o Atlas de Quiropraxia, um projeto em prol da divulgação da profissão, desvinculado de instituições e sem fins lucrativos. Esse projeto já contou com o apoio de dezenas de quiropraxistas brasileiros e norte-americanos, que contribuíram para sua aplicação e geração de conteúdo.
.
Foi presidente do Centro Acadêmico de Quiropraxia da Universidade Anhembi Morumbi na gestão 2010-2011, e conselheiro na gestão 2011-2012. A reformulação do C.A. garantiu maior participação dos alunos no processo de organização de seminários e eventos acadêmicos. Em parceria com Lucas Pimentel (ABQ 641), criou o evento acadêmico no dia da Quiropraxia, que todos os anos atende centenas de pessoas gratuitamente para divulgar a profissão e cujo modelo inspirou outras ações.

É membro da SOTO Brazil, representante oficial da Sacro Occipital Research Society International.

Em 2017 retomou aos estudos e exercícios sobre expansão da consciência e atenção plena, e foi nessa trajetória que retomou as práticas diárias de meditação.

Atualmente, dedica-se à atividade clínica, constante aprimoramento técnico e desenvolvimento de conhecimento na área quiroprática, através de publicações de ensaios, traduções de artigos, mentoria, etc.

Atende com a integração das melhores técnicas de Quiropraxia, mantendo S.O.T. como seu eixo de prática e raciocínio clínico.