A Quiropraxia é uma profissão da área da saúde, que teve início nos EUA em 1895 e ficou famosa por seus resultados, principalmente no tratamento de dor.

Apesar de ser muito boa em casos de dores, esse não é seu principal objetivo. O foco é na correção de um problema chamado Subluxação Vertebral, e para entender o que a Quiropraxia faz, você precisa entender esse problema.

O cérebro, a medula espinhal e os nervos são fundamentais para manter nossa saúde e bom funcionamento do corpo, as subluxações vertebrais, por sua vez, prejudicam o funcionamento desse sistema e podem causar diversos prejuízos.

A lista de problemas que podem acontecer é grande e muito variada, dando a impressão de que a Quiropraxia se propõe a tratar muitas coisas, quando na verdade sua abordagem é bastante centrada.

Podemos usar a dor e a insônia como exemplos. Há diversas causas para esses dois problemas, podem ser químicas, emocionais, maus hábitos, etc. Uma das causas comuns é o que chamamos de Subluxação Vertebral. 

Nestes casos, fica claro que o objetivo da Quiropraxia é devolver um bom funcionamento ao corpo e, se o sintoma (como a dor ou a insônia) estiverem relacionados com o prejuízo causado pelas subluxações, os resultados serão notáveis.

Uma das razões pelas quais a Quiropraxia ficou famosa no tratamento da dor é devido à melhora da mecânica do corpo. Um bom funcionamento do sistema nervoso e da biomecânica resolve muitas dores, e poderíamos usar o exemplo dos exercícios.

Imagine que uma pessoa com fortes dores nas costas e insônia começa a se exercitar regularmente e corretamente. Em pouco tempo, a melhora da mecânica pode aliviar e até mesmo eliminar esses problemas. Significa que será assim em todos os casos? Não, mas que é uma boa aposta para melhorar a saúde e, em muitos casos, resolver esses incômodos.

Com a Quiropraxia não é diferente, você pode melhorar sua saúde, livrar-se das dores ou mesmo ter outros benefícios, e a única forma de saber como a Quiropraxia pode te ajudar é experimentando.